quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A BANDA


TUDO COMEÇOU EM NOVEMBRO DE 1990 NA CIDADE DE FORTALEZA/CE, QUANDO O EMPRESÁRIO EMANUEL GURGEL, QUE NA ÉPOCA TRABALHAVA COM CONFECÇÕES E JÁ TINHA UMA BANDA DE BAILE CHAMADA BANDA AQUÁRIOS, RESOLVEU CRIAR UM GRUPO MUSICAL QUE TOCASSE EXCLUSIVAMENTE O FORRÓ.

A IDÉIA FOI SUFICIENTE PARA DAR INICIO AO PROJETO QUE RECEBEU O NOME DE UM TIME DE HANDBOOL COMANDADO PELO EMANUEL NOS TEMPOS DE FACULDADE QUE SE CHAMAVA MASTRUZ COM LEITE. O TIME ACABOU E A BANDA HERDOU O NOME.

NO INÍCIO O MASTRUZ TOCAVA SEMPRE NOS INTERVALOS DOS SHOWS DA BANDA AQUÁRIOS. COM O TEMPO O GRUPO TORNOU-SE A PRINCIPAL ATRAÇÃO NAS FESTAS DA CAPITAL CEARENSE, SENDO A PIONEIRA A INCORPORAR À SANFONA, A ZABUMBA E O TRIANGULO, NOVOS INSTRUMENTOS COMO: O SAX, O BAIXO, A GUITARRA E O TECLADO, LEVANDO PARA AO PÚBLICO UMA COMPOSIÇÃO INOVADORA E ESTILIZADA.

POUCO A POUCO A BANDA FOI CONQUISTANDO SEU ESPAÇO E ATENDENDO AS PRETENSÕES DE EMANUEL EM REVOLUCIONAR OS PADRÕES DO FORRÓ. A BANDA FICOU CONSAGRADA COMO A MAIOR BANDA DE FORRÓ DO PLANETA, PELA SUA ESTRUTURA E POR REALIZAR CINCO HORAS DE SHOWS DIRETO SEM PARAR.

NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 1990, FOI REALIZADO O PRIMEIRO SHOW DO MASTRUZ COMO PRINCIPAL ATRAÇÃO NO MANGUEIRA CLUBE EM FORTALEZA. O SUCESSO VEIO À TONA E O GRUPO FICOU CONHECIDO, EXPANDINDO NOVOS CONTRATOS DE SHOWS PELAS PRINCIPAIS CIDADES DO INTERIOR DO CEARÁ (QUIXADÁ, CRATO, SOBRAL, IGUATU, CRATEÚS, ETC), ATÉ CHEGAR EM ARARIPINA/PE, ONDE OCORREU O PRIMEIRO SHOW ALÉM DAS DIVISAS DO ESTADO CEARENSE.

HOJE A BANDA PERCORRE O BRASIL INTEIRO E JÁ ESTEVE EM NEY WARK, STANFORD E MASSACHUSETTS NOS ESTADOS UNIDOS, ALÉM DE VÁRIAS TURNÊS EM GENEBRA, SUÍÇA, LISBOA, PORTO E ZURIQUE NA EUROPA.

AS PRIMEIRAS GRAVAÇÕES DE SHOWS DO MASTRUZ ERAM FEITAS EM UM ESTÚDIO CASEIRO E VENDIDAS EM FITA K7. DEPOIS REALIZOU SE UM TRABALHO PROFISSIONAL GRAVANDO A MÚSICA “REI DO BARALHO”, SEU PRIMEIRO SUCESSO MUSICAL. A PARTIR DAÍ GRAVARAM O 1º LP (ARROCHA O NÓ) PELA CONTINENTAL. LOGO DEPOIS VEIO O LP (COISA NOSSA), COM A CANÇÃO “MEU VAQUEIRO, MEU PEÃO”, ESTOURADA NAS RÁDIOS PROJETANDO A BANDA NO CENÁRIO NACIONAL.

O MASTRUZ SAIU DOS LP’S E ENTROU NA ONDA DO CD. DISCOS E MAIS DISCOS FORAM SURGINDO, TOTALIZANDO 44 ÁLBUNS GRAVADOS PELA SOMZOOM STUDIO, FORA OS PROJETOS PARALELOS LANÇADOS EM PARCERIA COM GRAVADORAS FAMOSAS COMO: A SONY, A POLYGRAM E A EMI. ELEVANDO AINDA MAIS A QUANTIDADE DE CD’S LANÇADOS NO MERCADO FONOGRÁFICO.

GRANDES NOMES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E NORDESTINA FORAM HOMENAGEADOS PELO MASTRUZ AO LONGO DESSA TRAJETÓRIA COM A GRAVAÇÃO DE ÁLBUNS TOTALMENTE DEDICADOS A LUIZ GONZAGA, ROBERTO CARLOS, DOMINGUINHOS, TRIO NORDESTINO, JACKSON DO PANDEIRO, PINDUCA, CARLOS SANTOS E PENINHA.

NESSA HISTÓRIA DE 20 ANOS O MASTRUZ JÁ VENDEU MAIS DE 10 MILHÕES DE CÓPIAS, ALÉM DE RECEBER DISCOS DE OURO E DE PLATINA, REGISTRANDO ESSE RESULTADO NOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE TV EM REDE NACIONAL, ENTRE ELES: FAUSTÃO, PLANETA XUXA, XUXA HITS, FALCÃO NA CONTRA MÃO, JÔ SOARES, HEBE CAMARGO, CLODOVIL, PROGRAMA LIVRE, VÍDEO SHOW, SABADAÇO/BAND, MULHERES NA TV GAZETA, MEXE BRASIL, RATINHO, BEM BRASIL, CEARÁ CABOCLO, SÁBADO ALEGRE, FORROBODÓ, MUITO MAIS, INTERATIVO (TV JORNAL-SBT/RECIFE), CLUBE SHOW (BAND-RECIFE), TRIBUNA SHOW (RECORD-RECIFE), PEDRO PAULO NA TV, TONY SHOW, TARDE LEGAL, BAGAGGE LIVRE, TUDO EM DIA (REDE ESTAÇÃO-RECIFE) E VÁRIOS OUTROS PROGRAMAS NAS EMISSORAS DE TV DO PAÍS.

A OUSADIA É UMA DAS MARCAS DO MASTRUZ. ESSA FORMA CRIATIVA DE FAZER A DIVERSÃO DO PÚBLICO LEVOU PELA PRIMEIRA VEZ UMA BANDA DE FORRÓ A TOCAR EM CIMA DO TRIO ELÉTRICO NO CARNAVAL DE SALVADOR EM 1995. A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA REFORÇOU CONVITES PARA OUTRAS FESTAS NA LAVAGEM DO BONFIM (BA), NO PRÉ CARNAVAL DE FORTALEZA, NA MICAREDANGA DE BRASÍLIA (DF), MICARINA (TERESINA/PI), PRÉ-CARNAVAL DE FORTALEZA E TANTAS OUTRAS MICARETAS ESPALHADAS PELO BRASIL ATÉ HOJE COM O MASTRUZ ELÉTRICO.

PERNAMBUCO FOI PRIVILEGIADO POR DUAS VEZES PARA SER PALCO DA GRAVAÇÃO DOS DOIS DVD’S DA BANDA. O PRIMEIRO PROJETO ÁUDIO VISUAL DO MASTRUZ ACONTECEU EM MAIO/2004, NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DO CORDEIRO, NO RECIFE, PARA UMA MULTIDÃO DE APROXIMADAMENTE 60 MIL PESSOAS. ESSE TRABALHO CHEGOU À MARCA DE 100 MIL DVD’S VENDIDOS.

O SEGUNDO DVD FOI IDEALIZADO NA CIDADE DE CARUARU EM JUNHO/2007, NA ABERTURA OFICIAL DO SÃO JOÃO E NAS COMEMORAÇÕES DE 150 ANOS DA CAPITAL DO FORRÓ. ESTIMA-SE QUE COMPARECEU CERCA DE 100 MIL PESSOAS NO PÁTIO DE EVENTO LUIZ GONZAGA NO DIA DA GRAVAÇÃO, EMBALADOS PELOS GRANDES SUCESSOS DO MASTRUZ.

DESDE SUA PRIMEIRA FORMAÇÃO A BANDA PASSOU POR VÁRIAS REFORMULAÇÕES, ENTRE ELAS A MUDANÇA DE COMPONENTES. HOJE O MASTRUZ CONTA COM UMA FAMÍLIA DE 15 MÚSICOS E VÁRIOS OUTROS FUNCIONÁRIOS QUE DIARIAMENTE, DÃO SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO NUMA EXTENSA MARATONA DE 20 A 25 SHOWS POR MÊS.

NETO LEITE, RAYNNER RYLKER, SAMARA MADEIRA E LÍVIA MARA (VOCALISTAS), URÔA E ARTUR CÉSAR (BATERIA), ROMÉRIO BASS (BAIXO), RICARDINHO (GUITARRA), FOFINHO (TECLADOS), BEM TE VI, LUCIANO E NETO (SANFONA), CLEIDIANE RODRIGUES (BACK VOCAL), WILSON (SAX), SIDNEY (TRUMPETE) E PICA PAU (TROMBONE), COMPÕE A NOVA FAMÍLIA MASTRUZ COM LEITE.

ATUALMENTE O MASTRUZ OCUPA SEU LUGAR MERECIDO NESSAS DUAS DÉCADAS DE CARREIRA COMO A PIONEIRA DE TODO ESSE MOVIMENTO. CONTAGIANDO CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS, IDOSOS, POBRES E RICOS, SEM PERDER A IDENTIDADE E A QUALIDADE MUSICAL. A MÃE DE TODAS AS BANDAS - COMO É CONHECIDA, DESBRAVOU MUITOS CAMINHOS PARA SER A PRECURSORA, ABRINDO ESPAÇO PARA O SURGIMENTO DE NOVOS GRUPOS ATÉ OS DIAS ATUAIS.

MASTRUZ É MASTRUZ !!!!

0 comentários:

Postar um comentário